12 de abril de 2017

5 coisas que aprendi assistindo “SUITS”

Mike e Harvey em Suits

Se você aprecia manobras empresariais precisa assistir Suits, uma série com a qual aprendi bem mais do que estratégias de advocacia. Repleto de jogadas de marketing e lições de liderança que vão te fazer rever suas atitudes e conceitos.

Suits é um seriado americano escrito por Aaron Korsh, um drama repleto de humor sarcástico. Tem como cenário o escritório de advocacia “Pearson Hardman” localizado em Nova Iorque. A trama gira em torno do jovem Mike Ross e do prestigiado advogado Harvey Specter. 

Mike é um rapaz brilhante, possui uma mente privilegiada e memória fotográfica, porém não conseguiu terminar a faculdade de Direito. Sua vida toma um novo rumo quando o acaso o leva até o Pearson Hardman onde participa de uma entrevista e impressiona Harvey com sua inteligência fora dos padrões. Mike é contratado para ser seu associado e ambos mentem que ele é formado em Harvard. 

Começa então a saga de vencer os casos mais complicados enquanto esconde seu segredo dos companheiros de trabalho. Uma lição atrás da outra sobre os principais erros e acertos cometidos no âmbito da advocacia. Em meio a tantos ensinamentos destaquei 5 frases ditas pelo personagem Harvey Specter com as quais aprendi muito:

1. SÓ PORQUE VOCÊ É UM NOVATO NÃO SIGNIFICA QUE VOCÊ PRECISA PENSAR COMO UM...


Não é novidade que os novatos enfrentam dificuldades de se destacar no âmbito empresarial, onde existe um certo receio em se confiar em quem acabou de entrar na empresa ou em quem tem menos idade. São constantemente alvos de piadas, são excluídos dos círculos sociais e não recebem tarefas que implicam maior responsabilidade. Com isso muitos se sentem desmotivados e acabam se retraindo.

O fato de você ser novo na empresa, no curso, onde quer que seja, não é razão para você agir como um iniciante sem preparo. Use a situação a seu favor, faça com que seja conhecido pelas ideias promissoras que apresenta. 

Aproveite a oportunidade para se destacar em meio a tantos veteranos, mostre seu valor, mostre a que veio. Pense grande, tenha a mentalidade de um líder e saiba o momento certo de mostrar seu talento, de revelar o quão promissor você é e o grande profissional que vai ser.

2. NUNCA JULGUE UM HOMEM ATÉ ESTAR NO LUGAR DELE. 


É errado todos sabem, mesmo assim todos fazem, as pessoas julgam uns aos outros o tempo todo. Se sentem no direito de expor suas opiniões baseadas no que acreditam ser o certo para o outro. Fazem deduções infundadas, não interpretam os fatos com os olhos de quem de fato esta envolvido. Fazem da vida alheia palco de especulações, dão sentenças e absorvem as pessoas sem conhecer a verdade de cada um, o que tem por trás do que acham que estão vendo. Cenas como essa estão muito presente em Suits.

Não se pode julgar sem ter pleno conhecimento de todas as vertentes da situação e principalmente sem se colocar no lugar do “acusado”. Aprendi que só quem passa por determinada situação que sabe os reais motivos que desencadearam o que quer que tenha acontecido.

E mesmo que você conheça toda a verdade, que já tenha se colocado na pele do outro e ainda assim tenha todos os motivos do mundo para acusa-lo, “Nunca destrua alguém em público quando você pode obter o mesmo resultado no privado” – Harvey Specter

3. VOCÊ VIVERÁ UMA VIDA MONÓTONA E ENTEDIANTE SE NÃO CORRER RISCOS.


Suits mostra como a sociedade é repleta de pessoas conservadoras, fazendo o esperado, vivendo o premeditado. Gente que não se arrisca, que não investe no inexplorado. O mundo precisa de pessoas que vão alem, que tenham meta e não tenham medo de arriscar. Porque se arriscar faz parte das tomadas de decisão que temos que fazer na vida. 

Aprendi que você pode até ficar vulnerável ao percorrer um caminho novo, mas não se permita viver sob o jugo do medo de não tentar. Trace estratégias realistas e encare o novo cenário com confiança e dedicação.

Não espere demais pelo momento certo, não deixe uma decisão importante ao acaso, faça acontecer.“Eu não tenho sorte, eu faço minha própria sorte” – Harvey Specter.

4. AJUSTE SUA ESTRATÉGIA COM BASE NA OBSERVAÇÃO DAS REAÇÕES EMOCIONAIS DAS PESSOAS. 


Você deve conhecer alguém que transparece o que sente com o olhar, que franze as sobrancelhas ou que sorri com o canto da boca. A emoção é o corpo reagindo ao que se passa em nossa mente, muitas pessoas conseguem controlar o que dizem, mas não conseguem disfarçar o que sentem. É preciso saber identificar a mensagem por trás do semblante das pessoas. 

Diante de uma reunião importante, uma conversa delicada, um fechamento de negócios, é natural que você se prepare para apresentar suas ideias e defender seu ponto de vista. O ponto em que muitos pecam é em manter seu discurso a todo custo, falta a sagacidade de observar como os outros estão reagindo e então adaptar sua estratégia. 

Com Suits aprendi que nada adianta seguir uma linha de raciocínio que esta alimentando insatisfação aos demais, é indício de que algo precisa ser mudado. Em contra partida, se seu discurso esta causando expressões positivas continue na mesma linha. E vale aqui mais uma das citações de Specter “Mantenha a compostura, não importa o quão difícil esteja a situação”.

5. A LEALDADE É UMA VIA DE MÃO DUPLA. 


Lealdade envolve princípios e caráter e não deve ser passível de cobrança. Todo profissional que se preze, afirma ser leal, mas o discurso cai por terra diante da possibilidade de ascensão gerando discussões e conflitos. A competição corporativa aflora a ambição de algumas pessoas e compromete seus princípios, uma vez que, tem de lidar com situações de forte pressão. As pessoas traem por falta de caráter, excesso de ambição, covardia ou egoísmo. 

“Lealdade tem dois caminhos. Se peço de você, terá de mim”- Harvey. Não é possível cobrar por aquilo que você não faz, lealdade é reciprocidade. Lealdade é a honestidade praticada acima de tudo consigo mesmo, é não ser dissimulado fingindo sentir o que não sente, dizendo falsas verdades para agradar. 

É ter coragem de escolher e servir a um empregador por vez, honrá-lo e defende-lo de calúnias e não se omitir diante dos momentos de crise. Acima de tudo é entender que não existe meio termo, não se pode escolher ser leal apenas quando lhe convém, somente diante das circunstâncias favoráveis. Você é leal ou não é, faça sua escolha.

E você já assistiu Suits? Deixe nos comentários o que você aprendeu.

Gostou do post? Compartilhe, curte, me segue.


Esse post pertence as seções:
"MARKETING Descubra com Luana Marili" 
“SERIADOS Acompanhe com Luana Marili”.

Paulista. Taurina. Solteira. Pós graduada e apaixonada por Marketing. Escritora aprendiz. Blogueira na versão beta. Adora livros, seriados, Barbie e a cor rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

★Postagem em destaque★

A conspiração franciscana – Leia com Luana Marili

★Mais lidas da semana★