8 de novembro de 2018

A conspiração franciscana – Leia com Luana Marili

Luana Marili, conspiração franciscana

A conspiração franciscana, é uma trama de romance histórico que promete revelar o segredo enterrado junto a São Francisco, o aparecimento dos estigmas em seu corpo e segredos polêmicos da Igreja Católica do século XIII.



“Há 700 anos a Igreja escondeu do mundo o corpo de São Francisco. Um grande segredo foi com ele para o túmulo.

A conspiração franciscana é uma versão fictícia mas extremamente verossímil para explicar o roubo dos restos mortais de São Francisco de Assis e o aparecimento dos estigmas em seu corpo”. – John Sack




A Conspiração Franciscana, escrita pelo norte-americano John Sack, polemiza com a promessa de revelar um dos maiores mistérios da Igreja Católica, referente ao santo italiano São Francisco de Assis.

A narrativa acontece no século XIII na Itália. Para entender sobre a tal Conspiração, a leitura começa contando um pouco da história de vida e morte de São Francisco de Assis, fundador da ordem mendicante dos Frades Menores, conhecida como Ordem dos Franciscanos.

Uma das mais famosas Ordens da Igreja Católica que renovou o Catolicismo daquele século, reconhecido para muitos como a maior figura do Cristianismo desde Jesus.
Já mencionei aqui no blog sobre a Capela dos Ossos que fica dentro da Igreja de São Francisco em Portugal. Veja aqui no posto “Viver em paz para morrer em paz”.


“São Francisco foi uma luz que brilhou sobre o mundo” - Dante Alighieri


Em sequencia é apresentado a história de vida do protagonista Frei Conrad de Offida, curiosamente um frade que existiu na vida real. O Frei é surpreendido ao receber uma carta enigmática do eremita Frei Leo, seu amigo e também amigo de São Francisco.

Mais do que uma carta, aquela mensagem era um legado que estava destinado para Frei Conrad que começa então sua jornada até Assis que é a cidade natal de São Francisco, para desvendar o enigma.

É nesse ponto que o leitor é cativado e iludido a acreditar que esta prestes e embarcar em uma aventura tão fascinante quanto “O código da Vinci”  de Dan Brown. Aproveite e Leia sobre o livro “Anjos e demônios” aqui no blog.

Mas não se empolgue tanto...


Durante a jornada, lentamente vai sendo revelado o segredo que existe entre a Igreja Católica e o Santo. É revelado sem meias palavras, como o alto escalão do clérigo usava de má fé para alcançar seus ideias e para defender e expor apenas o que a Instituição religiosa queria.

Para isso omitia verdades, distorcia os fatos e anulava aqueles que representassem ameaças. Enquanto condenava aqueles que “pecavam”, a Igreja nos bastidores cometia os mesmos pecados, se não piores.

Uma dessas diretrizes de coisas erradas dentro da Igreja, levanta uma Conspiração dentro da ordem dos franciscanos, que questiona e levanta hipóteses controvérsias sobre questões da vida, morte e santidade de São Francisco de Assis. São Francisco foi canonizado em 1228, após pouco menos de dois anos do seu falecimento.


"Aqueles que a Igreja Católica reconhece como santos, através da canonização, são as pessoas que desempenharam uma obra admirável, ou cuja vida serve de testemunho aos demais católicos. Esse título denota que, além de grande caráter, a pessoa está na graça de Deus (no Céu)." – Ferreira, A. B. H, Novo Dicionário da Língua Portuguesa.


São Francisco era mesmo um Santo? O enredo apresenta contradições quanto a honra ao mérito, em determinadas questões.


conspiracao franciscana
Fonte: Church Pop

O livro “A conspiração franciscana” relata como viviam os Frades ingressantes da Ordem dos Franciscanos. Uma vida de peregrinação, caridade e pobreza. Uma leitura rica em detalhar esse trabalho maravilhoso cheio de lições de humildade e fé.

A leitura dá embasamento para entender um pouco como viviam os frades, franciscanos, fiéis e cléro da Igreja Católica do século XIII.

Mas se você espera algo a mais do que isso, a obra deixa a desejar...

A conspiração é citada, mas não é desenvolvida em toda a obra como acontece com os livros de Dan Brown.

É como se o autor tivesse perdido o foco do enredo, esquece de falar de conspiração, sociedades secretas, segredos e enigmas, para dedicar centenas de páginas relatando a jornada pessoal do frade Conrad. São longos capítulos sem ação, quase um monologo, uma bibliografia.

O leitor é conduzido por histórias paralelas de personagens que vão surgindo aleatoriamente, revelando mistérios abstratos e confusos,  mostrando conexões previsíveis e sem importância para a tal conspiração que deveria ser o foco do livro. A obra permeia com esses deslizes.

Diferente das obras de Dan Brown, A conspiração franciscana deixa de aguçar a sede de aprendizado, esfria o suspense e não dá vontade de devorar o livro.

Ao final, a sensação é de ter lido vários livros diferentes e não ter entendido nenhum. A história de São Francisco de Assis, corrupções da Igreja Católica, jornada de Conrad, jornada de Amata.

A história tem poucos momentos de auges, pecam pela previsibilidade, excesso de diálogos e escassez de emoções. Difícil se identificar com um personagem ou se ver dentro da trama.

A escrita é arrastada, demora para desenrolar os fatos o que faz com que o desfecho deixe de ser surpreendente. Você termina o livro com uma sensação de vazio “Era esse o tal segredo que a Igreja Católica escondeu? Essa era a razão da conspiração dos franciscanos? Lamentável...”

Finalizo o post de hoje com o bilhete que encontrado debaixo do hábito de frei Leo depois que ele morreu:


"O Senhor te abençoe e te guarde.
O Senhor te mostre a Sua face e conceda-te a Sua graça.
O Senhor volte Seu rosto para ti e te dê a paz".


conspiracao franciscana
Fonte: Pinterest



Luana Marili, conspiração franciscana
Fonte: Arquivo pessoal Luana Marili


Sinopse:

Em 1230, a Ordem dos Franciscanos dissimulou os estigmas da pele de São Francisco de Assis e escondeu o lugar exato de sua tumba, que só seria descoberta 600 anos depois. Que segredo terrível e ameaçador a Igreja desejava ocultar?Traduzido para mais de vinte países, A conspiração franciscana é uma obra de ficção baseada em fatos reais que prende o leitor do começo ao fim. Pouco antes de morrer, frei Leo, um grande companheiro de São Francisco, escreve uma carta de despedida para seu amigo Conrad e esconde nos ornamentos do pergaminho uma mensagem que faz referência a acontecimentos misteriosos da vida do santo. Preocupado com as possíveis implicações políticas e religiosas da carta, Conrad abandona seu isolamento nas montanhas e atravessa a Itália para encontrar explicações. Que motivação estaria por trás da atitude de frei Leo? E por que mandara uma mensagem cifrada? Ao buscar respostas, Conrad descobre uma armação de altos membros do clero para proteger um segredo que poderia destruir a Ordem e abalar os alicerces da Igreja Católica, colocando em risco sua vida, seus votos e sua própria fé. Numa trama cheia de suspense, romance e aventura, A conspiração franciscana conduz o leitor por histórias paralelas que pouco a pouco vão se cruzando e revelando conexões surpreendentes.

Comente, Compartilhe, Recomende no G+ e se inscreva no blog.

OBS: Créditos da imagem de capa: Arquivo pessoal Luana Marili
As imagens utilizadas de terceiros foram devidamente linkadas para o site de origem. Confira o link nos créditos presente na legenda de cada imagem.

Esse post pertence as seções:
Seriados e Livros - Acompanhe com Luana Marili.

Paulista. Taurina. Solteira. Pós graduada e apaixonada por Marketing. Escritora aprendiz. Blogueira na versão beta. Adora livros, seriados, Barbie e a cor rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

★Postagem em destaque★

A conspiração franciscana – Leia com Luana Marili

★Mais lidas da semana★