10 de abril de 2017

“13 Reasons Why” e o impacto que teve em minha vida

13 reasons why

Vou contar a vocês o impacto que "13 Reasons Why" teve em minha vida, se eu recomendaria e quem estariam em minhas fitas. Traduzindo "13 Reasons Why" significa 13 motivos pelos quais ou os 13 porquês. Uma série da Netflix lançada em março de 2017 e que esta fazendo o maior sucesso. 

O enredo é um pouco maçante e as coisas demoram para desenrolar, mas o mistério prende a atenção e te faz querer maratonar. Uma abordagem romantizada de assuntos extremamente sérios e pesados como bulling, abuso sexual, machismo, LGBTfobia e o ponto central de toda a trama: o suicídio de uma adolescente chamada Hannah Baker.

Luana, você recomenda 13 Reasons Why?


Depende! Depende do momento pelo qual você esta passando. Eu cai na besteira de assistir justamente enquanto passava por uma fase meio merda, bem ruim, e isso eu não recomendo á ninguém.

Não sou uma pessoa fraca e tão pouco influenciável, mas estava vulnerável e logo me identifiquei com a personagem principal. Não estou mais na adolescência, não frequento mais escolas, não sofro bulling e não passei pelas mesmas coisas que Hannah Baker passou. Mas assim como todo mundo, enfrento problemas. 

Se você esta passando por um momento muito difícil, essa série pode te desencadear alguns pensamentos e desejos devastadores e sendo assim não vale a pena assistir. Espera a poeira baixar porque esse seriado vai mexer com você, vai te fazer pensar em quem estariam em suas fitas...

Quais pessoas estariam nas minhas fitas?


Você já pensou nisso? Quais pessoas estariam nas SUAS fitas? Pois eu pensei, e só pensava nisso durante minhas crises existenciais. Certamente as pessoas que estariam em minhas fitas não fazem ideia das lágrimas e de todo o sofrimento que me causaram, que me causam até hoje. Ou se sabem simplesmente não se importam.

Nas minhas fitas estariam caras com que tive algum tipo de relacionamento, gente com quem trabalhei, gente que se dizia ser meu amigo e até gente que tem o mesmo sangue que o meu. Estariam pessoas que nem devem mais se lembrar que eu existo, aprontaram suas façanhas e caíram no mundo. Se esqueceram de mim e do que fizeram, mas eu claro, nunca vou me esquecer. Tem acontecimentos que traumatizam, que nos marcam. 

Como essas pessoas se sentiriam se soubessem o mal que me causaram? Aposto que não passou por suas cabeças que eu poderia querer me matar por conta do que me fizeram. E esta ai o problema! As pessoas que nos tratam mal acham normal, não veem gravidade no que fazem. Mas só você sabe a dor que sente quando ninguém esta olhando, o choro compulsivo no meio da madrugada, aquele aperto no peito, aquela pressão tão desesperadora, que você só quer fazer com que a dor pare. 

A maneira como 13 reasons why impactou minha vida


13 Reasons Why teve um impacto assustador e bastante negativo em minha vida, me encorajando a dar voz ao meu lado mais sombrio. Pela primeira vez me senti instigada a praticar o suicídio, como se essa fosse a saída mais brilhante de todas, perturbador eu sei. Como se a ideia da culpabilização (essa palavra existe?), como se culpar os outros pelo que eu estava passando e sentindo, fosse a solução. 

O que mais me impactou na trama foi conhecer cada personagem, cada um dos porquês, a maneira como eles feriram, magoaram e marcaram a vida de Hannah. Eles falaram e fizeram coisas que ela sofreu muito, e sequer se deram conta da merda que estavam fazendo. Lhe causaram tanto mal que ela sentiu que precisava se vingar, queria justiça, mesmo que isso custasse sua vida.

Confesso que fiquei inspirada a fazer igual á Hannah, interromper minha jornada e deixar mensagens gravadas, com os nomes e histórias das pessoas que tiveram forte influencia no desenrolar de fatos, que me fizeram chegar a esse ponto. 

Porque esse ponto chega, chega uma hora que você sorri por fora e tenta não demonstrar que por dentro esta desmoronando. No fundo você até sabe que quando o tempo passar essa dor não vai mais existir, mas enquanto o tempo não passa a dor é tão intensa que te faz querer desistir de tudo. Não apenas por conta das pessoas que te fizeram mal, mas pela soma de tudo que lhe vem acontecendo. 

Não é vergonha nenhuma ter vontade de acabar com a própria vida. Só quem sofre a desilusão de uma traição, só quem sente a tristeza de perder alguém, o desespero de estar desempregado, a angústia de estar doente, quem não aguenta mais sofrer, que sabe como é difícil essa batalha. 

É um gatilho atrás do outro que desencadeia essa depressão, que aflora esse desanimo de lutar. As pessoas são más, fazem comentários negativos e desnecessários, brincam com assuntos que te machucam, ignoram sua dor, tocam em suas feridas, fazem perguntas maliciosas. 

Você até tenta pedir ajuda, mas um suicida não conta seus planos para não ser impedido ou julgado. O pedido de socorro é mais sutil, surge entrelinhas numa conversa via whatsapp com a melhor amiga, numa publicação no facebook, numa tentativa de abordar o tema em casa. 

As pessoas não levam a sério, acham que é exagero, que você não teria coragem de acabar com a própria vida, que esta querendo chamar a atenção. Estão tão ocupados com a própria vida que ignoram seu grito de socorro e você perde a última esperança que tinha de que alguém te impeça. 

Você chega a pesquisar na internet qual a maneira mais fácil de se matar e esquematiza tudo. Mas você desiste. Porque você é covarde até para isso, é covarde para seguir enfrente e superar as dificuldades da vida, mas é ainda mais covarde para desistir dela. E quem diria que ser covarde poderia ser tão bom.

Você não admite, mas no fundo ainda tem fé, pode não ter mais esperanças, mas tem fé que alguma coisa vai acontecer e melhorar esse cenário, que esse sofrimento vai passar, que você vai ser feliz. E você continua a lutar, porque se você chegou até essa parte do texto, você é como eu. Uma pessoa curiosa, que não quer sair do jogo porque precisa saber como será dali para frente.

Precisa descobrir se será feliz, se vai conhecer o amor da sua vida, se vai conseguir um emprego que mude o rumo das coisas. Precisa conhecer o que ainda tem de bom lá fora, experimentar sensações diferente, conhecer paisagens novas, descobrir quais são as pessoas que ainda estão para aparecer e que vale a pena você conhecer.

Você pode até ter 13 razões, menos ou mais, para desistir, mas basta apenas uma para seguir enfrente. A vida surpreende, mas para ser surpreendido você precisa resistir, você precisa buscar ajuda. 

Pode ser que haja uma razão para esse texto ter chegado até você, para você ter lido até aqui. Se você tem pensamentos suicidas, não fique calado, converse com um amigo, conte aos seus pais. Se não conseguir se abrir com algum conhecido, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida. Mas faça isso agora, isso mesmo, AGORA. Não deixe para depois, essa conversa pode salvar a sua vida. 

Se não esta acontecendo com você, mas você desconfia que algum amigo esteja passando por essa situação, ajude. Compartilhe o link do Centro de Valorização da Vida. Se não se sentir confortável em ser tão direto, apenas compartilhe com essa pessoa esse post. Para um bom entendedor... 

E jamais seja um dos "13 porquês" na vida de alguém!

Esse post pertence as seções:
 “SERIADOS Acompanhe com Luana Marili”
“MINHA VIDA Conheça com Luana Marili”.

Paulista. Taurina. Solteira. Pós graduada e apaixonada por Marketing. Escritora aprendiz. Blogueira na versão beta. Adora livros, seriados, Barbie e a cor rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

★Postagem em destaque★

A conspiração franciscana – Leia com Luana Marili

★Mais lidas da semana★